domingo, maio 15, 2011

Alto Feudalismo


REINOS BÁRBAROS

     Com a queda do Império Romano, três Reinos Bárbaros se estabeleceram na Europa. Os Visigodos se assentaram na Península Ibérica, os Ostrogodos na Itália e os Francos na Gália.
      A Itália, especificamente Roma, por ter muitas construções atraiu para região o maior número de invasores, eram os Hérulos, Ostrogodos, Lombardos e Normandos.
      Muito das futuras nações européias são resultados dos assentamentos bárbaros, contribuindo para a diversidade cultural da região, antes dominada pelo Império Romano.

FRANCOS
 
      Os Francos estabeleceram na Gália no fim do século V, absolveram a cultura romana e se cristianizaram, estavam organizados em clãs rivais que foram unificados por Clóvis Meroveu.
     
     DINÁSTIA MEROVÍNGIA

      A aliança de Clóvis com a Igreja Católica possibilitou ganhos para os dois. Um aumentou a possibilidade de cristianização dos bárbaros, enquanto que Clóvis ganhou com a justificativa religiosa do poder e a sofisticação do seu reinado.
      Com a morte de Clóvis seu domínio foi dividido entre seus filhos.

O MAR MEDITERRÂNEO SE TRANSFORMA EM UM LAGO ÁRABE.

      As conseqüências disso foram:
      - Interiorização da Europa
      - Fragmentação
      - Estagnação do comércio
      Tudo isso associado ao costume germânico de enterrar seus pertences, a economia européia tornou-se a base de troca.
     
                   MAJOR DOMINUS

      Os Reis Merovíngios se enfraqueceram, possibilitando o aumento dos administradores e chefes locais.
      Um dos cargos mais importante era o de MAJOR DOMINUS, ou prefeito do palácio, este era o governante de fato.

                    PEPINO DE HERISTAL
     
Unificou o Reino Franco, e após a sua morte assumiu o trono Carlos Martel, que barrou a expansão árabe e se aproximou ainda mais da Igreja Católica.

    PEPINO O BREVE E CARLOMANO

Dois eram os descendentes de Pepino de Heristal, Pepino, o Breve e Carlomano. Carlomano se retirou para um convento, assumindo o Reino Pepino o Breve.
Durante a sua administração, expulsou os Lombardos do norte da Itália e a terra foi doada Igreja, nascia deste fato o Patrimônio de Pedro.

                  CARLOS MAGNO


Após a morte de Pepino o Breve, o poder foi substituído por seu filho Carlos Magno, que continuou a política expansionista.
Em 800 d. C., o Papa corou Carlos Magno como Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Era uma forma de dar continuidade aos tempos idos do império.

Como resultado do período de tranqüilidade, o governo de Carlos Magno viveu um período de efervescência cultural, igrejas foram restauradas, escrituras e manuscritos copilados, artesanatos e mosaicos incentivados e a escritura carolíngia se efetivou.

            ADMINISTRAÇÃO

Leis escritas, as capitulares dividiam o Reino em condados, ducados e marcos. Nascia uma nobreza feudal, responsável pela segurança do reino. Era o contrato de Suserania e Vassalagem.
Os bispos foram incorporados a administração e podiam cobrar o dízimo, havia também o Missi Dominici que fiscalizava o reino.

      MORTE DE CARLOS MAGNO

O império foi dividido entre Carlos Calvo, Luis e Lotário, com a disputa enfraqueceu-se o poder central e prevaleceu o poder da nobreza feudal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário